segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CUIDADO! POMBAS TRAZEM DOENÇAS QUE PODEM PROVOCAR ÓBITOS









Luiz Carlos Nogueira
nogueirablog@gmail.com










Não sou médico e não tenho nenhuma formação ligada a alguma área da medicina, todavia, fiz pesquisas em revistas e sites especializados, extraindo deles informações úteis para transmitir a quem possa interessar.


Ultimamente, como se já não bastassem as ameaças da dengue e da leishmaniose, as cidades estão sendo invadidas pelas pombas-comuns também chamadas de pombas-domésticas. Essa ave transmite:


— a criptococose, causada pelo fungo denominado cryptococcus neofarmans, que é transmitido pela inalação da poeira que contém partículas das fezes das pombas contraminadas. Quando inalada essa poeira, o fungo atinge o aparelho respiratório e o sistema nervoso central, podendo levar à morte. Os sintomas observados são: tosse, febre e dores no tórax, podendo causar também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, micoses e confusão mental. Os primeiros sintomas também podem ser confundidos com a rinite alérgica. Em poucas semanas podem ocorrer pequenos ferimentos ou ulcerações na pele, assim como podem formar nódulos nos pulmões, que provocam sangramentos.


— a histoplasmose, causada pelo fungo denominado histoplasma capsulatum, igualmente transmitido pela inalação da poeira contendo partículas das fezes das pombas contaminadas. Nem sempre se percebe os sintomas da infecção, porém quando esses sintomas se manifestam ocorrem: tosse, febre e dores no tórax, podendo causar também um mal-estar apresentando anemia, debilidade e micoses.


— a salmonelose, causada pelas bactérias do gênero salmonella, que se transmite pela ingestão de alimentos contendo partículas de fezes das pombas contaminadas, provocando febre, vômitos e diarréia, com fortes dores abdominais.

— a ornitose, causada por um micro-organismo chamado chlamydia psittaci, segundo informações se localizam dentro das células humanas. A transmissão se dá pela inalação das poeiras contendo partículas e secreções de fezes das pombas. A doença é infecciosa aguda que produz febre, calafrios, muita tosse, dores de cabeça e musculares.


— as alergias provocadas pelo contato com os ácaros que infestam os ninhos das pombas e, que consequentemente são carregados por elas até as nossas casas. Esse ácaros produzem alergia respiratória com a coriza, além de irritações e pruridos na pele.


Infelizmente é hábito das pessoas alimentarem as pombas, deixando suas vitualhas ou sobras de comida expostas, bem como deixando vasilhas com água para elas beberem; ou ainda, por acharem-nas bonitinhas e inofensivas, proporcionam-lhes abrigo próximos ou nos telhados das casas.