segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MS recebe cápsula endoscópica que viaja pelo corpo humano e traz resultados precisos



Friday, April 16, 2010

Fonte: Fernanda Monteiro, jornalista DRT/MS 177 Foto: dreamstime.com

Imagine um comprimido de 11 por 26 milímetros, pesando menos de 4g e dentro dessa miniatura, uma câmera que tira 2 fotos por segundo. A novidade tem o nome de cápsula endoscópica e a tecnologia chega a Campo Grande com a promessa de revolucionar o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo, mais precisamente do intestino delgado.

A descoberta investiga uma área do tubo digestivo até então de difícil acesso. Os métodos endoscópicos utilizados para análise do intestino delgado esbarravam na dificuldade apresentada pelo seu grande comprimento (de 6 a 8 metros), além da anatomia curvilínea. Por isso, antes de 2001 quando foi realizado o primeiro exame da nova cápsula nos Estados Unidos, o intestino delgado não era avaliado completamente e nem de maneira adequada.


Talvez cause surpresa o fato da cápsula só chegar agora a Mato Grosso do Sul. Mas no campo da medicina é preciso experimentos incansáveis e muita segurança antes de apresentar uma nova tecnologia ou droga à sociedade. Quando a invenção dos inquietos engenheiro mecânico Gavriel Iddan e os médicos Eytan Scapa e Paul Swain desembarcou no Brasil, ainda foi necessário capacitar os responsáveis por aplicar e até repassar a técnica, hoje um avanço científico presente apenas nas principais capitais brasileiras.

Com a novidade garantida por aqui, é ainda mais interessante saber como o exame é realizado. Após jejum de 12 horas, o paciente ingere a cápsula endoscópica com um pouco de água e começa a viagem por dentro do corpo humano, da boca ao intestino grosso. Um percurso de 8 horas de onde são tiradas mais de 50 mil fotos transmitidas para um gravador colocado na cintura.

Procedimento simples, sem dor, confortável e sem a necessidade de anestesia, garantindo liberdade ao paciente para realizar suas atividades normalmente, enquanto o exame é realizado. Funciona assim: a pessoa vai ao consultório onde são colocados pequenos sensores no abdome e um cinto que carrega um mini computador. Passadas 8 horas, o paciente retorna a clínica e o equipamento é retirado. Já a cápsula é eliminada de forma natural.
As imagens são captadas pelos sensores e armazenadas no aparelho que estava na cintura. Projetadas na tela do computador, as fotos são nítidas e ricas em detalhes. “É tão preciso que conseguimos enxergar uma lesão de apenas 1 milímetro”, explica o médico endoscopista Thiago Alonso Domingos, que confirma ainda que a cápsula endoscópica é o melhor método para o diagnóstico de doenças do intestino delgado.

O procedimento tem eficiente aplicação na investigação de sangramento digestivo oculto, anemia de difícil diagnóstico, tumores, diarréias crônicas e rastreamento e prevenção de câncer de cólon e pólipos. Pode identificar também a doença de Crohn, uma das principais enfermidades inflamatórias intestinais, e a doença celíaca que revela pessoas intolerantes aos alimentos com glúten. As únicas contra-indicações do exame são a presença de obstrução ou fístula intestinal.

A cápsula endoscópica é como se o profissional de saúde entrasse no corpo humano sem fazer cortes e sem causar dor e, mesmo assim, capaz de apresentar diagnóstico exato e auxiliar na recuperação de uma vida saudável.

Fonte: Revista Total Saúde – clique aqui para conferir


Nenhum comentário:

Postar um comentário